Promovido pelo Prof. Flavio Moutinho do LABVISA – Laboratório de Vigilância em Saúde, o curso visa abordar grandes momentos da história da saúde pública no Brasil e no mundo fazendo com que os alunos façam uma viagem no tempo e conheçam um pouco da realidade anterior e daquilo que já foi feito visando melhorar as condições de vida da população e alcançar a saúde. Assim, parte-se da explicação do processo saúde-adoecimento em períodos anteriores ao calendário gregoriano, discute-se a importância do conhecimento hipocrático, o período sombrio da Idade Média, o Renascimento, o Brasil Colonial, a vinda da Família Real para o Brasil, a criação da vacina por Jenner, Ignaz Semmelweis e a lavagem das mãos, John Snow e a Cólera, a criação do conceito de Polícia Sanitária e de Medicina Social, Pasteur e a Teoria Microbiana, a Revolta da Vacina, Pandemia de Gripe Espanhola de 1918, Transição Epidemiológica e Demográfica e, por fim, a pandemia de Covid-19. Acredita-se que a contextualização histórica é fundamental para um melhor desenvolvimento profissional presente e futuro.
O curso será ministrado na modalidade a distância, com uso da plataforma Google Meet para aulas teóricas expositivas e fóruns de discussão participativos. Os alunos terão 12 horas / aula pela plataforma e
serão computadas oito horas para a leitura dos textos e para que assistam aos vídeos remotamente, totalizando 20 horas de curso. Os alunos serão avaliados por dois trabalhos escritos a serem entregues por e-mail um durante e um ao final do curso.
